quinta-feira, 20 de março de 2008

Alemão no Knesset

Gostaria de chamar a atenção para mais um erro do PÚBLICO ao escrever sobre assuntos alemães. Na edição de ontem [18 de Março, pg. 16], encontra-se um artigo sobre a visita da chanceler Angela Merkel a Israel ("Merkel faz hoje um discurso histórico em alemão no Parlamento de Israel"). Lemos o seguinte: "A língua alemã será ouvida hoje, pela primeira vez, no Parlamento de Israel, quando a chanceler Angela Merkel fizer um discurso que muitos descrevem como histórico, no Knesset (Parlamento), em Jerusalém". Isso não é verdade. Já os Presidentes da República Johannes Rau e Horst Köhler foram convidados para um discurso em alemão no Knesset. Johannes Rau pronunciou o seu discurso no dia 16/02/2000, Horst Köhler no dia 02/02/2005. Tendo em conta a relação especial entre a Alemanha e Israel, isto não é apenas um pormenor.

A minha impressão é que o PÚBLICO ultimamente tem tido dificuldades em seguir a política e a cultura da Alemanha. Acho uma pena, porque a Alemanha tem um papel importante para Europa e também para Portugal, um país que tem aqui muitos amigos atentos.

Marco Bertolaso
Colónia, Alemanha

NOTA DO PROVEDOR. O PÚBLICO rectifica a informação na edição de hoje, após o provedor ter alertado a sua direcção com base nesta mensagem do leitor.

Sem comentários: