domingo, 3 de fevereiro de 2008

Contra a discriminação animal

Hoje [30/01/08] comprei o PÚBLICO mas estou arrependido. Na capa tinham o título "Conheça os 10 anfíbios mais estranhos (e nojentos) do mundo". Por que razão é que os anfíbios são nojentos? Já viu algum anfíbio "nojento"? Eu estudei-os ao longo de diversos anos e nunca nenhum deles me meteu qualquer género de asco, como certos mamíferos, nomeadamente algumas pessoas com cheiro a suor ou urina ou cães com um cheiro intenso, peladas, babados e por aí fora. Estou muito triste porque o meu jornal favorito, que leio desde criança, se deixou levar por um cliché - ainda por cima na capa! - tão estúpido quanto desinformado, pois aposto que quem o escreveu não conhece bem o que é um anfíbio. Eu conheço-os. Este género de títulos, além de desnecessários, podem levar as pessoas a maltratar estes animais, pois afinal são apenas animais "nojentos" dos quais nos devemos livrar. Os anfíbios são o mais ameaçado de todos os grupos animais, com mais de um terço das espécies em risco de extinção, e são absolutamente indispensáveis na cadeia alimentar, pois são predados em massa por aves, répteis e mamíferos. Assim, despertar ódios face a um grupo animal fulcral, além de odioso e absolutamente gratuito, é também irresponsável.

Nuno Baptista
ex-herpetólogo da Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora

Sem comentários: