sábado, 29 de agosto de 2009

Uma taça meio cheia ou meio vazia?


Gostaria de mostrar a minha indignação sobre a forma como são divulgadas as notícias dos feitos alcançados pelos atletas portugueses no estrangeiro em provas internacionais.

Esta notícia é um exemplo flagrante da mentalidade dos jornalistas portugueses. Pelos vistos, segundo os jornalistas do PÚBLICO, Telma Monteiro estava obrigada a ser campeã mundial. Menos que isso seria um falhanço!

Não consigo compreender a razão por que os jornalistas divulgam a conquista de medalhas de prata em Mundiais como um "falhanço" em atingir o ouro.

Por que não escrever a notícia como "Telma Monteiro vice-campeã mundial de judo"? Parece que só os jornalistas é que cobram aos atletas medalhas de ouro. Isto num país com os índices de desenvolvimento que conhecemos, com os problemas estruturais conhecidos e onde são poucos os que se destacam pelo mérito.

Gostaria de saber os critérios que levam à divulgação destas conquistas desportivas de uma forma depreciativa, mesmo que não intencional.

Pedro Rosmaninho

Títulos como este são lamentáveis, derrotistas e claramente evitáveis. Numa competição mundial, Telma Monteiro foi capaz de obter um prestigiante segundo lugar, provavelmente competindo com atletas com recursos superiores e orçamentos mensais a que os atletas portugueses não podem aceder. E o comentário que lhe é dado é este? "Sabor amargo"? É um total desrespeito, e seria de esperar um pouco menos de sobranceria por parte de elementos de uma equipa tão prestigiada.

Daniela Gonçalves

2 comentários:

Anónimo disse...

Talvez porque tivesse sido a PRÓPRIA atleta e o director técnico nacional a considerar que a medalha de prata tivesse um sabor amargo, uma vez que o objectivo a que se propunham era o ouro. Neste caso, não foi o jornalista ou o jornal que chegaram a nenhuma conclusão, apenas transmitiram o sentimento quer da própria atleta, quer do director técnico nacional.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o comentário anterior. Aliás, não é por acaso que a expressão "sabor amargo" no referido título aparece entre aspas. O ângulo do artigo foi decalcado a partir das palavras do próprio técnico citado no texto. Foi este que entregou a "taça meio vazia" de bandeja ao jornalista.