quarta-feira, 5 de março de 2008

Caça-gralhas (IV)

Na edição de 4 de Fevereiro, são várias as situações a reclamar reparo, em textos dispersos por diversas rubricas:

Texto de Catarina Gomes (pág. 4): enquanto o título faz, correctamente, a concordância ("Quase 40 por cento dos idosos passam mais de oito horas sós"), já o subtítulo ("No total, 21 por cento depende de terceiros") dela prescinde. Porquê? É aleatório?

Texto de Mariana Oliveira (pág. 8): quando escreve "utilizou os aparelhos [...] mudou-lhes o software original e substitui-os por um outro", o terceiro verbo não devia concordar, em tempo, com os outros? Último parágrafo: não será risível, no mínimo, o resultado da incorrecta colocação dos constituintes frásicos em "Ricardo Jalles, responsável pela área de combate à fraude da Zon TV Cabo, explica"; "a empresa fez 250 queixas-crimes de cidadãos": na situação em questão, o segundo elemento não fica no singular?

Texto de Filomena Fontes (pág. 9, título): "querem uma maior fatia do IRS" - porquê a anteposição do adjectivo, que nada justifica, além de dar origem a um quase cacófato?

Texto de Joana Ferreira Costa (pág. 9): "esta não foi uma mini-remodelação", duas vezes assim grafado, quando o Houaiss preconiza "minirremodelação"?

Texto não assinado (Lusa) (pág. 11): além da repetição facilmente evitável ("inquérito sobre as decisões do Governo PSD-CDS sobre o Estoril-Sol"), uma afirmação no limiar do non-sens (e com nova repetição): "O PND, em comunicado, critica o CDS-PP, que já liderou, acusando a liderança dos democratas-cristãos de".

Texto de Rita Siza (pág. 17, título): como explicar a grafia "Super Terça-Feira"?

Texto de Fernando Sousa (pág. 20): que pretenderá o autor dizer com "deixam antever um processo semelhante ao da libertação semelhante ao de Clara"?

Texto sem autor (pág. 20): "matam em dois dias 32 pessoas e ferem outras 164", "mataram no Sri-Lanka 32 pessoas e feriram 164 outras", "matou seis homens e 14 mulheres, e feriu 68 outras pessoas"(?!): aceite como um dado adquirido que os mortos, antes de o serem, também foram feridos, justificar-se-á a repetição do "outras" que confere ao escrito um cariz redundante?

Texto de Vítor Costa (pág. 33): "fora da europa" (entrada); "irão aumentar dez vezes uma vez que"; "comissões mistas [...] encarregues" (o Livro de Estilo não recomenda os particípios regulares, "encarregadas" na situação em apreço?); "um acordo visando" (não seria recomendável a substituição do gerúndio pela oração relativa?).

Mário Pinto

Sem comentários: