segunda-feira, 10 de agosto de 2009

É atroz

Venho apontar um erro que ocorre várias vezes no PÚBLICO, mas que hoje ultrapassa as marcas (as minhas pelo menos) na notí­cia do PUBLICO.PT "Este Verão está menos quente, mas o paí­s aqueceu e tornou-se menos chuvoso".

Quero focar três frases nos dois parágrafos de abertura que começam com "E". Sempre me ensinaram que não se começa frases com uma coordenada, a não ser em construções enfáticas. Deverá uma notí­cia utilizar repetidamente a mesma conjunção em dois paragrafos?

Gostaria também de declarar que o tí­tulo da notí­cia é extremamente confuso e que não consigo perceber o uso de "contudo" no parágrafo 3.

Eu acredito que haja imensa pressão nos jornalistas, editores, etc., mas não há paciência. Hoje reclamei, mas estes erros são extremamente frequentes, e muitos, tal como o "E" no iní­cio de frase, o "chuvovo" do título durantes algumas horas hoje e outras gralhas são facilmente identificados em processadores de texto. É atroz.

Teresa Pedroso

1 comentário:

Andrade Mota disse...

O mais atroz é que o título foi alterado. Esse já é o segundo título dessa notícia. A primeira versão o título dizia que o tempo estava mais quente e na leitura da notícia dizia que este ano estava mais frio.